O que é o SEO Local e como funciona?

Como funciona o SEO local?

O SEO Local é uma estratégia de marketing digital focada em melhorar o posicionamento de uma marca em pesquisas locais, ajudando-a a ser encontrada mais facilmente pelos usuários que estão buscando soluções na sua região de atuação.

Essa técnica é especialmente importante para empresas que possuem um público-alvo específico em uma região geográfica determinada, como lojas físicas, restaurantes, serviços de reparação, entre outros.

Em outras palavras, o objetivo é obter uma classificação alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para pesquisas locais. As técnicas utilizadas incluem a otimização do site da empresa e sua página no Google Meu Negócio.

O SEO local é uma prática importante para as empresas que desejam atrair clientes em sua área geográfica. Para que o SEO local funcione, é preciso que o Google exiba os resultados conforme a localização do usuário, considerando o que o cliente está procurando e em que localização ele está ou que localização ele está procurando por um determinado serviço ou produto.

Por exemplo, se um usuário pesquisar “dentista”, o Google mostrará a ele os dentistas mais próximos de sua localização atual. Se ele pesquisar “dentista Belo Horizonte”, ele verá clínicas odontológicas localizadas na cidade de Belo Horizonte.

Como fazer SEO para as empresas locais?

Para fazer SEO para empresas locais, é importante otimizar o website e o perfil comercial no Google, concentrando-se na localização a partir da qual você deseja atrair clientes.

Isso pode ser feito preenchendo corretamente o nome, endereço e número de telefone, além de outras informações relevantes, como links para as redes sociais da empresa.

Também é importante posicionar o website e o perfil comercial no Google (anteriormente conhecido como Google Meu Negócio) para as palavras-chave locais, que os usuários digitam nos mecanismos de busca ao pesquisar produtos ou serviços da sua empresa.

Algumas palavras-chave locais, que podem ser utilizadas em SEO para cirurgia plástica, por exemplo,  incluem “cirurgia plástica em [nome da cidade]”, “clínica de cirurgia plástica perto de mim”, “cirurgião plástico em [nome da cidade]”, “cirurgia de aumento de mama em [nome da cidade]”, entre outras.

É importante lembrar que as palavras-chave escolhidas devem ser relevantes para o público-alvo da empresa, e devem ser utilizadas de maneira estratégica em todo o conteúdo do site e do perfil comercial do Google.